[Esta es una weblog con comentarios, cobertura de eventos y noticias sobre las artes y la cultura brasileña en España.]

11.12.09

Celebração popular: 12 de dezembro em Barcelona



Após ser eleita sede dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro nasceu uma apaixonante onda de alegria que rapidamente tomou todo o planeta. Brasileiros em todas as partes do mundo celebraram esta conquista encheram seus corações de esperança e entusiasmo. O prefeito carioca Eduardo Paes disse em uma entrevista durante a Conferência de Lausanne 2009 que “quer que no Rio aconteça o mesmo que aconteceu em Barcelona, que a cidade se transforme totalmente e entre para a lista de lugares que se há de visitar no mundo”. Expressou também seu desejo de que, depois dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro se converta em uma "cidade moderna, sofisticada, progressista, com glamour, de tendências”, assim como Barcelona.
Depois dessas declarações – e conscientes de que Barcelona é declaradamente um modelo olímpico para o Rio de Janeiro – um grupo de brasileiros residentes na capital condal se organizou para celebrar esta
irmandade entre as duas cidades.
Assim nasceu a iniciativa BCN-RIO 2010, que convida os brasileiros e também todos os espanhóis, catalães e estrangeiros residentes em Barcelona a celebrarem esta conquista inédita para a América do Sul.
A primeira celebração popular será dia 12 de dezembro de 2009, no Passeig Colom (esquina com Via Laietana), às 16 horas, em Barcelona.
Neste dia, conduzidos por uma batucada de tambores brasileiros, capoeira e muita festa, acontecerá no local uma grande passeata, saindo da escultura urbana de Roy Lichtenstein (criada para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992), com direção ao monumento a Cristóvão Colombo (onde a estátua do navegador aponta para as Américas), aos pés das famosas Ramblas, no centro da cidade.
Será um desfile de ritmos e cores, liderado pelos grupos brasileiros Ketubara (percussão) e Vadiação (capoeira) e também com a presença de grupos catalães, em uma demonstração de com essas duas culturas podem estreitar seus laços e intercambiar valores.
No dia 12 de dezembro estão todos convidados a tirar do armário as camisetas verde-amarelas para participar dessa grande festa, dançando e cantando pelas ruas de Barcelona.

Fonte: Iniciativa BCN-Rio 2016

No hay comentarios: