[Esta es una weblog con comentarios, cobertura de eventos y noticias sobre las artes y la cultura brasileña en España.]

28.11.08

Diseñadores brasileños en el BID Matadero de Madrid

Pela primeira vez os grandes nomes do design ibero-americano dividirão
espaço e experiências. O Brasil será um dos 22 países participantes na I Bienal Iberoamericana de Design (BID), organizada pela Associação de Desenhadores de Madri, (DIMAD), que será realizada na Central de Desenho de Matadero Madri no dia 24 de novembro de 2008 até 15 de fevereiro de 2009.

Alfredo Farné, Fernando Prado (Lumini), Gringo Cardia, André Vainer e Guilherme Paoliello, Guto Indio da Costa e Martin Birtel, Guto Lacaz, Heloisa Crocco, Isay Weinfeld, Kiko Farkas (Máquina Estúdio), Joao Carlos Cauduro e Ludovico Martino, Jum Nakao, Luciano Cardinali e Cecilia Consolo, Marcelo Ferraz & Francisco Fannucci, Muti Randolph, Nelson Ivan Petzold e Jose Carlos Bornancini, Nido Campolongo, Rafic Jorge Farah, Rico Lins, Ronaldo Fraga, Sergio Rodrigues, Simone Mattar, Vicente Gil e Nasha Gil, Víctor Burton,
Renato Imbroisi e Carlos Lichtenfels Motta mostrarão nesta BID a qualidade e
criatividade que caracterizam o design brasileiro.

Figuras consolidadas e jovens talentos de diferentes ramos do design (design de espaços ou interiores, design industrial ou de produto, design gráfico, design de moda e têxtil e design digital) contribuirão com novas idéias para um mundo em constante mudança. Portanto, esta Bienal não é um encontro somente com desenhadores, mas sim com a sociedade como um todo. A BID pretende dar a conhecer e potenciar as propostas mais representativas, destacadas e inovadoras do design ibero-americano.
A Exposição da BID 08 será um evento que recolhe os trabalhos, em diferentes categorias, realizados nos últimos 20 anos por desenhadores reconhecidos e emergentes de todos os países ibero-americanos.
Este evento também contará com uma Mostra de trabalhos de estudantes de diferentes Centros de formação Ibero-americanos de design, e Mostras retrospectivas dedicadas a desenhadores consagrados da mencionada região como o mexicano Alejandro Magallanes o espanhol Daniel Gil e o portugués Álvaro Siza.
Paralelamente, na Zona de encontro BID, conferências, debates, aulas magnas permitirão o diálogo e o encontro entre profissionais, estudantes, empresas e todos aqueles interessados em conhecer de perto o que propõem os criadores ibero-americanos em um campo emergente nas suas sociedades, no qual surgem nomes cada vez mais relevantes.
Giovanni Vannuchi e Ruth Klotzel são membros do Comitê Assessor para o Brasil e o Comitê de Seleção integrado por Félix Beltrán, Henrique Cayatte, Rubén Fontana, Carlos Hinrichsen, Ruth Klotzel, Alberto Corazón, Antonio Pernas e Manuel Estrada.

No hay comentarios: