[Esta es una weblog con comentarios, cobertura de eventos y noticias sobre las artes y la cultura brasileña en España.]

16.12.05

Mostra de artesanato brasileiro em Madrid


Uma variada e excelente mostra de artesanato pode ser visitada até o domingo, dia 18/dez. na Casa do Brasil (Avda. Arco de la Victoria, s/nº - Moncloa).
Os representantes de artesãos de diversos estados brasileiros não economizaram esforços para trazer a Paris e a Madri as mais elaboradas peças feitas por quem sabe aproveitar a matéria natural do seu entorno e transformá-la com muita criatividade e sentido estético.
Além disso, visitar esta mostra pode ser uma rica experiência social, já que os representantes dos quais falamos são “trabalhadores sociais” que atuam em zonas muito pobres do Brasil e que têm por missão fomentar a geração de renda para a sua população.
Estão presentes dentre outras, a Associação dos Artesãos da Mãe das Dores (do Juazeiro do Norte), a COPROART – Cooperativa de Produção Artesanal (do Ceará) e a Aldeia do Futuro (de São Paulo).
Eles são um vivo exemplo do que muitas vezes nos chega em forma de folheto, principalmente nestas datas natalinas, convidando-nos a fazer parte de projetos sociais ou a fazer doações. Eles estão aqui para mostrar a produção daquelas pessoas que, graças a estas associações, aprendem uma profissão, resgatam sua cultura local, são educadas sobre seus valores como cidadãos e participantes da economia da sua comunidade.
Além disso, numa breve conversa que vocês possam ter com a Sra. Maria Neusa (presidente da COPROART), notarão o empenho que põe na cooperativa e na ação conjunta daqueles que ensinam, produzem e promovem o artesanato.
E se nesta visita vocês ainda passam outro momentinho com a Sra. Deli Espíndola (monitora de grupos da Aldeia do Futuro e colaboradora da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo) terão muita vontade de aprender mais sobre os quilombos protegidos, sobre a confecção de roupas com resíduos de tecidos e como se resgata a auto-estima de mulheres desfavorecidas através da profissionalização e, muito importante, através da educação artística. Toda uma ilustração que a voz cálida e as mãos expressivas desta senhora nos transmitem.
Mais que uma mostra de artesanato, é uma mostra de solidariedade, pois dela vocês levam dois presentes muito originais!


Dados das associações e mais informação na nossa Seção Social.