[Esta es una weblog con comentarios, cobertura de eventos y noticias sobre las artes y la cultura brasileña en España.]

23.11.05

Tecnologia, tempo exterior e tempo interior


O nosso blog-editorial sofreu uma grande desatualização desde o dia 12.10!
Vejo assombrada como tantas semanas passaram atropelando a intenção de ser freqüente na produção deste espaço...mas, a lista de desculpas é extensa: meu servidor de linha fixa de telefone teve um problema técnico que interferiu no funcionamento da linha de internet do outro fornecedor e então,...tristeza não tem fim, várias semanas consumidas em fazer reclamações infrutíferas, saídas freqüentes para conectar-me desde outros lugares, cd´s e estes maravilhosos aparelhinhos de memória carregando os arquivos de um lado pra outro e vendo tudo o que se faz num dia ser espalhado por dias porque a tecnologia falhou.
O tempo exterior nunca foi tão claro nestes últimos momentos, a velocidade do mundo de fora do meu computador foi alterada e o meu tempo interior - quero dizer, o ritmo, a produtividade, inclusive a disposição e ânimo para fazer todas as tarefas - parecia que ia sofrer um colapso. De repente, sentia o dia e a noite, o frio chegando à Espanha, as dezenas de e-mails com notícias diversas que não recebiam respostas imediatas de minha parte e a sensação de que se estabelecia um silêncio tecnológico com brasilis.info, com outras “webs amigas”, aquelas que sempre visito, com o Brasil que ficou ainda mais longe porque não usei o chat (com microfone e câmera) durante todas estas semanas. E, no meu tempo interior, senti os anos de estar longe da minha terra...
Num destes momentos, na angústia de estar brigando com vários telefonistas da empresa não-servidora de minha linha ADSL, outros fenômenos foram acontecendo, numa espécie de complô de máquinas: a calefação quebrou, a caldeira de água quebrou, o celular falhava inúmeras vezes, a agenda eletrônica quebrou...e como numa empatia com as máquinas meu sentido de tempo foi incrivelmente alterado: cheguei atrasada em todos os compromissos, dentre eles, dois vôos quase perdidos!
Se eu fosse objeto de um estudo clínico nestes dias, com certeza me diagnosticariam algum vírus, tipo W32, ou destes que paralizam a tela, embaralham os arquivos, "deletam" informação, etc.
Enfim, algumas semanas com o controle remoto da televisão em mãos, tratando de estar "antenada" com o mundo daqui e de além mar/ montanhas, resolveram provisoriamente a minha tec-angústia.
Hoje, máquinas em ordem outra vez, vejo tudo em 1024x768 px!
Há uma tec-normalidade no ambiente e meu tempo interior, depois de passar por este upgrading forçado, tem duas bandas de memória dedicadas, uma à esta conectividade tão necessária (com a tecnologia). A outra, dedicada ao tempo real e suas caras, nomes, cheiros, temperaturas, seu passado, presente e futuro e suas inúmeras formas de vivê-lo!